quarta-feira, 23 de agosto de 2017

TECNOLOGIA A SERVIÇO DA INCLUSÃO

Gilvana de Oliveira RU:1729559
Daiana da Silva RU:1671137
Juliane Maria de Sousa RU: 1674718
Polo – Núcleo de Barracão
Data (24/08/2017)

    APLICATIVO COMO ARAMUMO AUXILIA NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM
    Mobilidade é sinônimo de independência e é importante para a inclusão social, “no Brasil 45 milhões e 600 mil pessoas tem algum tipo de deficiência segundo censo do IBGE, isso equivale 24% da população” restam ás cidades estar preparadas para serem espaços de todos.

Descrição: C:\Users\alana\Pictures\Saved Pictures\k46498066.jpg
Créditos: para fotosearch
Esse aplicativo é chamado Aramumo, “o jogo foi criado em 2012 por alunos do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) em parceria com o instituto ABCD”. Auxilia crianças especialmente com dislexia; o aplicativo traz um jogo de palavras cruzadas, o jogador depois de ouvir sua pronunciada silaba deve, procurar sua forma escrita representada em uma das diversas bolhas flutuantes espalhadas pela tela e coloca-la nas posições corretas na grade curricular, de modo que as setas correspondam ás palavras ouvidas, o aplicativo emite uma mensagem de erro ou acerto, ao realizar as atividades como forma de incentivar o uso contínuo do aplicativo, o sistema é rápido e simples, você acessa tudo online. Não há necessidade de um especialista no assunto para manusear o aplicativo. Serve para celular e tablets, treina o raciocínio e acelera o aprendizado, além de memorizar sons e silabas e estimular a coordenação motora o jogo ainda é gratuito. (Vídeo disponível no site sobre Aramumo). A presidente do Instituto ABCD, Monica Cristina Andrade Weinsten afirma que o desafio surgiu a partir do momento em que “Constatou-se que havia pouquíssimos recursos de tecnologia em língua portuguesa para quem tem dislexia”, Ela destaca que ao em vez de contratar uma empresa para desenvolver os aplicativos o Instituto preferiu envolver os estudantes, já com uma visão no futuro, pois são os alunos de computação de hoje que poderão desenvolver as novas tecnologia. O objetivo desse aplicativo é despertar a curiosidade da criança e faze-la pensar, tornando-a mais criativa, para que tenha mais facilidade em aprender, melhorando a comunicação.                                                                                    
 Em uma escola no interior de Pernambuco chamada escola das flores, a equipe pedagógica juntamente com os professores, auxiliam os alunos com transtorno de aprendizagem, a professora Ana Maria que dá aula de português faz o uso do aplicativo Aramumo durante a aula para melhorar o aprendizado das crianças com dislexia, A faixa etária dos alunos que usam o aplicativo é entre cinco a oito anos, aproximadamente. Ela destaca, ainda, que depois que começaram a usar esse aplicativo, os alunos ficaram felizes e concentrados, ocorreu grande mudança no desenvolvimento dos alunos além do conhecimento do conteúdo aplicado. A professora explica que a dislexia é um distúrbio caracterizado pela dificuldade com a leitura, apesar da aparência da pessoa normal o distúrbio afeta as pessoas em diferentes graus é um agente silencioso que prejudica diretamente o desempenho escolar da criança, afetando toda a sua vida acadêmica, é difícil ser identificada, mas uma vez descoberta, práticas podem ser usadas para que o distúrbio seja tratado, e que a inclusão não é importante só para as crianças com deficiência ela é importante para todas as crianças. A tecnologia hoje possibilita interromper essa questão da limitação da impossibilidade da incapacidade ela dá capacidade, ela traz essa possibilidade das pessoas com deficiência.
     Alguns sinais de crianças com dislexia: Dificuldade em pronunciar corretamente as palavras, em compreender a leitura, pouco prazer com atividades que envolvem livros, materiais didáticos. Dificuldade em lembrar nomes de objetos e até nomes de pessoas. Se a criança tem história familiar com dislexia ou dificuldade em leitura na família. Dificuldade com atividade espaciais como quebra-cabeça, localização de espaço. Atraso de fala desde os primeiros anos. Pouca habilidade com sequencias motoras, passando aquela imagem de desorganização ou pouco coordenação para esse tipo de atividade. Pouca compreensão e memorização para rimas, letras de canções para lendas e até historinhas. Esquecimento frequente para aprendizagem que envolvem palavras, sons de letras sequencias de letras. Dificuldade em diferenciar desenhos em material
     As vantagens desse aplicativo é que ajuda na convivência com os professores e com os alunos, além de trazer benefícios para o aluno com dislexia. Há também algumas desvantagens, por exemplo: o custo que é alto e de difícil acesso, poderia ter mais frases, incluir mais cores, poderia ajudar em outras áreas, afinal ficou faltando ser mais extenso.                                                      





Nenhum comentário:

Postar um comentário