segunda-feira, 21 de agosto de 2017

PLAYDOWN

PLAYDOWN

Por : Giovane Oliveira da Silva, RU 1905826. Evânia Cledi Schenkel, RU 1672136
Polo – São José do Cedro
Data: 28/06/2017

 



 Fonte: https://lh3.googleusercontent.com/u0sFVdq_z81wtNWKVUFwN8kTqojDEyBOLXue2H3NGgH4ekAdZ6hsUm25MgGyZdqw=h900-rw

A aluna Emanuely da Escola Educação Infantil Pingo de Gente, localizada em Dionísio Cerqueira/ SC, possui síndrome de down, a síndrome ocorre por causa da formação de uma cópia a mais do cromossomo 21, isso ocorre durante a gestação e a criança nasce com 47 cromossomos na vez de 46, esse cromossomo extra causa a trissomia (deficiência do cromossomo 21) responsável pelo grau de capacidade de seu portador. A síndrome de down causa além de doença cardíaca, dificuldade intelectual.

As causas destes transtornos estão ligadas a fatores de ordem genéticas, ocorridas ao longo da gestação ou pré-natais.  Logo na infância quando a criança começa a frequentar o ambiente escolar já podem ser detectadas algumas dificuldades tanto de raciocínio quanto na fala. Entre os inúmeros fatores que podem causar a deficiência intelectual, destacam-se alteração cromossômica e genéticas, desordem do desenvolvimento embrionário ou outros distúrbios estruturas e funcionais que reduzem a capacidade do cérebro.

Todas as pessoas estão sujeitas a ter um filho com está disfunção, independente da raça ou condição socioeconômica. Apesar de nos dias de hoje existirem formas e opções para melhorar o aprendizado de crianças com síndrome de down, existe uma grande carência de aplicativos no meio tecnológico, um aplicativo PLAYDOWN voltado para a educação de crianças com Síndrome e outras deficiência intelectual, foi criado por alunos recém-formados no curso técnico de informática pela escola técnica estadual (ETEC) doutor Emilio Hernandez AGUILIAR, de franco da Rocha-SP, através de um projeto coordenado pela professora Debora Vicente. Composto por dez games com desafios de diferentes níveis, que auxiliam na memorização raciocínio logico, coordenação motora e autodomínio por meio de sons e formas, cores números, animais e letras. O play down foi escolhido como “o melhor projeto de inclusão’’ de uma feira tecnológica, pois seus jogos podem incluir e estimular no desenvolvimento de atividades.

   Os principais jogos do PLAYDOWN são:
  - Desenho livre;
  - Caça animais;
  - Ligue os pontos;
  - Caindo;
  - Jogo de memória;
  - Contorne as vogais;
  - Numeral;
   - Corta- corta;
   - Navegando.

        “A versão para smartphones com Android já está disponível. O aplicativo reúne dez games com desafios de diferentes níveis. O jogador pode procurar animais escondidos pelo cenário, aprender números, letras e formas geométricas. Em todas as fases, uma personagem que revela qual missão. Embora tenha sido elaborado para criança com síndrome de down, pode ser usado na educação de todas as crianças, com ou sem deficiência intelectual. ”  

Nenhum comentário:

Postar um comentário