quinta-feira, 17 de agosto de 2017

ESCOLA FAZ USO DE APLICATIVO PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO


Por (Cleureci Fortes Siqueira, RU 1801014, Marileuza Somavilla RU 1801006 )
Pólo – Cidade Barracão- PR
Data 24/07/2017







A Escola Municipal Professora Maria Antônia Ferraz, de Goiânia - Goiás, com o intuito de inserir alunos com autismo no mundo da tecnologia, faz uso de aplicativo educacional. O aplicativo vem sendo usado em quase todas as aulas para educar e divertir os alunos, a professora disponibiliza para os alunos iPad com o aplicativo denominado JUNTA JUNTA, para assim promover um melhor aprendizado e interação junto a essa nova tecnologia que temos hoje em dia.
Na sala de aula, aplicativos para celulares, tablets e computadores são ótimas ferramentas pedagógicas e ajudam a desenvolver a autonomia e aprendizado dos alunos. O aplicativo JUNTA JUNTA, pode ser usado nas disciplinas de português, pois ajuda na alfabetização e matemática. A professora ensina-os como usar e conta que as crianças dominam facilmente o jogo. "Esse aplicativo tem por objetivo desenvolver diversas habilidades que contribuem para a alfabetização e ensinar a criança a emparelhar estímulos fisicamente diferentes entre si, mas relacionados arbitrariamente." Ele é usado para promover o desenvolvimento de crianças com autismo, mas também pode ser usado por crianças típicas. Foi criado no Brasil, usando como base o método ABA. Crianças que estão no pré-escolar e 1º ano do ensino fundamental podem fazer uso do aplicativo, pois ele foi criado para crianças entre a idade de 5 e 6 anos. 
Como esse mundo da tecnologia vem encantando cada vez mais as crianças, porque não usá-lo a favor da educação e do aprendizado, pois sabemos que os pequenos tem grande facilidade em aprender e lidar com celulares, tablet, etc. A professora Joana ressalta que é de suma importância e de grande valia para o aprendizado e desenvolvimento desses alunos com autismo, sem falar na inclusão digital, ela ressalta também que os alunos adoram o jogo e se mostram interessados em aprender cada vez mais, pois com ele a criança desenvolve tarefas com mais facilidades como por exemplo: Comunicação alternativa por pistas visuais; Responder a alguns jogos e brincadeiras coletivas; Alfabetização; Aquisição de conteúdos matemáticos (números e quantidades); Categorização de itens (organizar brinquedos, roupas entre outros), esse jogo educa e diverte as crianças ao mesmo tempo. Podemos perceber uma grande vantagem com o uso do aplicativo, que é o desenvolvimento e a inclusão desses alunos autistas em uma escola regular fazendo com que mais crianças autistas possam ser inseridas em escolas regulares sem distinção e desenvolvam sua aprendizagem de forma divertida. Mas, por outro lado, temos uma desvantagem que impede muitas outras crianças com autismo de poder usar esse tipo de aplicativo porque ele só pode ser baixado em Iphone e Ipad, isso se torna muito caro para uma grande parte da população que não tem acesso a esse tipo de aparelho pelo seu alto custo.
 A professora faz uma importante ressalva aos pais a respeito do uso demasiado da tecnologia para as crianças, diz que tudo tem que haver um limite, para que as crianças não deixem de “viver” uma vida além dos aparelhos tecnológicos, que usem menos esses parelhos e brinquem mais no quintal, na “rua”, ou seja, ao ar livre com amigos e que quando fizerem uso dessas tecnologias que sejam acompanhadas por um adulto responsável. 



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