Por (Cleureci Fortes Siqueira, RU
1801014, Marileuza Somavilla RU 1801006 )
Pólo – Cidade Barracão- PR
Data 24/07/2017
A Escola Municipal
Professora Maria Antônia Ferraz, de Goiânia - Goiás, com o intuito de inserir
alunos com autismo no mundo da tecnologia, faz uso de aplicativo educacional. O
aplicativo vem sendo usado em quase todas as aulas para educar e divertir os
alunos, a professora disponibiliza para os alunos iPad com o aplicativo
denominado JUNTA JUNTA, para assim promover um melhor aprendizado e interação
junto a essa nova tecnologia que temos hoje em dia.
Na sala de aula, aplicativos
para celulares, tablets e computadores são ótimas ferramentas pedagógicas e ajudam
a desenvolver a autonomia e aprendizado dos alunos. O aplicativo JUNTA JUNTA,
pode ser usado nas disciplinas de português, pois ajuda na alfabetização e matemática.
A professora ensina-os como usar e conta que as crianças dominam facilmente o
jogo. "Esse aplicativo tem por objetivo desenvolver diversas habilidades
que contribuem para a alfabetização e ensinar a criança a emparelhar estímulos
fisicamente diferentes entre si, mas relacionados arbitrariamente." Ele é usado
para promover o desenvolvimento de crianças com autismo, mas também pode ser usado
por crianças típicas. Foi criado no Brasil, usando como base o método ABA.
Crianças que estão no pré-escolar e 1º ano do ensino fundamental podem fazer
uso do aplicativo, pois ele foi criado para crianças entre a idade de 5 e 6
anos.
Como esse mundo da
tecnologia vem encantando cada vez mais as crianças, porque não usá-lo a favor
da educação e do aprendizado, pois sabemos que os pequenos tem grande
facilidade em aprender e lidar com celulares, tablet, etc. A professora Joana
ressalta que é de suma importância e de grande valia para o aprendizado e
desenvolvimento desses alunos com autismo, sem falar na inclusão digital, ela
ressalta também que os alunos adoram o jogo e se mostram interessados em aprender
cada vez mais, pois com ele a criança desenvolve tarefas com mais facilidades
como por exemplo: Comunicação alternativa por pistas visuais; Responder a
alguns jogos e brincadeiras coletivas; Alfabetização; Aquisição de conteúdos matemáticos
(números e quantidades); Categorização de itens (organizar brinquedos, roupas
entre outros), esse jogo educa e diverte as crianças ao mesmo tempo. Podemos
perceber uma grande vantagem com o uso do aplicativo, que é o desenvolvimento e
a inclusão desses alunos autistas em uma escola regular fazendo com que mais
crianças autistas possam ser inseridas em escolas regulares sem distinção e
desenvolvam sua aprendizagem de forma divertida. Mas, por outro lado, temos uma
desvantagem que impede muitas outras crianças com autismo de poder usar esse
tipo de aplicativo porque ele só pode ser baixado em Iphone e Ipad, isso se
torna muito caro para uma grande parte da população que não tem acesso a esse
tipo de aparelho pelo seu alto custo.
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