PLAYTABLE UMA IMPORTANTE
FERRAMENTA DE INCLUSÃO
Claudete Marinez Pinheiro Conterno - RU 1311518
Polo – São José do Cedro - SC
Data: 18/08/2017
A Escola Municipal
Castro Alves localizada na cidade de Dionísio Cerqueira – SC, buscando
estimular o aprendizado de crianças em processo de inclusão no ambiente escolar
adquiriu a “PlayTable a primeira mesa digital desenvolvida no Brasil, com jogos
educativos fabricada pela Playmove, totalmente interativa e multidisciplinar. Seus
jogos e aplicativos são projetados por professores e especialistas em diversas
áreas, justamente para utilizar a linguagem mais adequada para as crianças e
para manter o conteúdo adequado às diretrizes do Mec. A tela é sensível tanto
ao toque humano, quanto a outros materiais, como plástico e metal. Por sua
fácil usabilidade e os diferentes níveis de aprendizado, ela é considerada uma
eficaz tecnologia para a inclusão”.
A Escola adquiriu a PlayTable
a fim de proporcionar a inclusão de crianças com deficiências nas atividades
realizadas pelos professores, buscando-se a interação das crianças deficientes
com crianças sem deficiências, criando-se assim um ambiente agradável de
convívio social. E a PlayTable contribui para isso pois seus jogos educativos
além de educar também diverte as crianças, tornando-as curiosas, comunicativas
e observadoras, deixando o processo educativo mais prazeroso.
O aplicativo é utilizado
pelos professores como auxiliador de ensino das disciplinas de matemática e
língua portuguesa. Para a atividades da disciplina de Matemática são utilizados
jogos que buscam desenvolver o raciocínio nos alunos, a aprendizagem dos
números bem como as operações matemáticas e a realização de cálculos simples e
complexos. Já na Língua Portuguesa o aplicativo contribui para o aprendizado
das Letras do alfabeto, montagem de palavras, montagem e encaixe de peças
(quebra-cabeça), desenvolvimento da leitura e associação de imagens às
palavras. Através dessas atividades os alunos também aprimoram a paciência, a
atenção e a tomada de decisões. A utilização dos jogos no processo de
aprendizagem contribuem e auxiliam os professores a tornarem o colégio um
ambiente mais inclusivo proporcionando o convívio e a interação com as crianças
portadoras de deficiências.
Através de sua
tecnologia e seus aplicativos a PlayTable permite o uso compartilhado ou
individual de crianças que não possuem nenhum tipo de deficiência e por
crianças com diferentes tipos de deficiências. Nesse colégio trabalha-se com
crianças com síndrome de Down, déficit de atenção, e portadoras deficiências
motoras. Os professores promovem por meio dos aplicativos atividades escolares
e extracurriculares onde ocorre a interatividade das crianças deficientes com
as crianças sem deficiência, e também dos pais a fim de que haja participação
na vida escolar dos filhos e para que a inclusão faça parte do dia-a-dia dessas
crianças.
No Colégio estudam
alunos das séries iniciais do primeiro a quinto ano, sendo a maioria crianças
que possuem entre seis e dez anos. Estão começando suas vidas escolares e
convivendo em sociedade, por isso é fundamental a escola promover e criar
ambientes inclusivos a fim de que o processo de ensino-aprendizagem contribua
para o desenvolvimento saudável dessas crianças.
Através da utilização da
PlayTable no ambiente escolar é possível alcançar objetivos positivos com
crianças participativas, comunicativas, criativas, prestativas, auxiliadoras e mais
desenvolvidas. Mas o principal de tudo é a busca pelo conhecimento de forma
saudável, onde através da convivência e do interagir de crianças sem
deficiências com crianças deficientes elas possam ver que apesar das limitações
todos tem as mesmas oportunidades.
As vantagens de poder
trabalhar com os alunos através de um aplicativo como a PlayTable é que o
ambiente escolar torna-se em um lugar divertido e prazeroso de aprender e
ensinar, as crianças não tem medo de errar pois estão aprendendo brincando. A
inclusão ocorre de forma natural um ajudando e auxiliando o outro.
As desvantagens é que
aparelhos como esse geralmente tem um valor financeiro elevado e que devido à
crise financeira pela qual o nosso País esteja passando pouco é investido em
educação e poucas escolas tem recursos próprios para adquirirem equipamentos como
a PlayTable. Equipamentos estes que ajudariam a fazer a diferença tanto no
processo de inclusão como no processo de desenvolvimento e aprendizado das
crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário