sexta-feira, 18 de agosto de 2017

PLAYTABLE UMA IMPORTANTE FERRAMENTA DE INCLUSÃO

PLAYTABLE UMA IMPORTANTE FERRAMENTA DE INCLUSÃO

Claudete Marinez Pinheiro Conterno - RU 1311518
Polo – São José do Cedro - SC
Data: 18/08/2017


A Escola Municipal Castro Alves localizada na cidade de Dionísio Cerqueira – SC, buscando estimular o aprendizado de crianças em processo de inclusão no ambiente escolar adquiriu a “PlayTable a primeira mesa digital desenvolvida no Brasil, com jogos educativos fabricada pela Playmove, totalmente interativa e multidisciplinar. Seus jogos e aplicativos são projetados por professores e especialistas em diversas áreas, justamente para utilizar a linguagem mais adequada para as crianças e para manter o conteúdo adequado às diretrizes do Mec. A tela é sensível tanto ao toque humano, quanto a outros materiais, como plástico e metal. Por sua fácil usabilidade e os diferentes níveis de aprendizado, ela é considerada uma eficaz tecnologia para a inclusão”.
A Escola adquiriu a PlayTable a fim de proporcionar a inclusão de crianças com deficiências nas atividades realizadas pelos professores, buscando-se a interação das crianças deficientes com crianças sem deficiências, criando-se assim um ambiente agradável de convívio social. E a PlayTable contribui para isso pois seus jogos educativos além de educar também diverte as crianças, tornando-as curiosas, comunicativas e observadoras, deixando o processo educativo mais prazeroso.
O aplicativo é utilizado pelos professores como auxiliador de ensino das disciplinas de matemática e língua portuguesa. Para a atividades da disciplina de Matemática são utilizados jogos que buscam desenvolver o raciocínio nos alunos, a aprendizagem dos números bem como as operações matemáticas e a realização de cálculos simples e complexos. Já na Língua Portuguesa o aplicativo contribui para o aprendizado das Letras do alfabeto, montagem de palavras, montagem e encaixe de peças (quebra-cabeça), desenvolvimento da leitura e associação de imagens às palavras. Através dessas atividades os alunos também aprimoram a paciência, a atenção e a tomada de decisões. A utilização dos jogos no processo de aprendizagem contribuem e auxiliam os professores a tornarem o colégio um ambiente mais inclusivo proporcionando o convívio e a interação com as crianças portadoras de deficiências.
Através de sua tecnologia e seus aplicativos a PlayTable permite o uso compartilhado ou individual de crianças que não possuem nenhum tipo de deficiência e por crianças com diferentes tipos de deficiências. Nesse colégio trabalha-se com crianças com síndrome de Down, déficit de atenção, e portadoras deficiências motoras. Os professores promovem por meio dos aplicativos atividades escolares e extracurriculares onde ocorre a interatividade das crianças deficientes com as crianças sem deficiência, e também dos pais a fim de que haja participação na vida escolar dos filhos e para que a inclusão faça parte do dia-a-dia dessas crianças.
No Colégio estudam alunos das séries iniciais do primeiro a quinto ano, sendo a maioria crianças que possuem entre seis e dez anos. Estão começando suas vidas escolares e convivendo em sociedade, por isso é fundamental a escola promover e criar ambientes inclusivos a fim de que o processo de ensino-aprendizagem contribua para o desenvolvimento saudável dessas crianças.
Através da utilização da PlayTable no ambiente escolar é possível alcançar objetivos positivos com crianças participativas, comunicativas, criativas, prestativas, auxiliadoras e mais desenvolvidas. Mas o principal de tudo é a busca pelo conhecimento de forma saudável, onde através da convivência e do interagir de crianças sem deficiências com crianças deficientes elas possam ver que apesar das limitações todos tem as mesmas oportunidades.
As vantagens de poder trabalhar com os alunos através de um aplicativo como a PlayTable é que o ambiente escolar torna-se em um lugar divertido e prazeroso de aprender e ensinar, as crianças não tem medo de errar pois estão aprendendo brincando. A inclusão ocorre de forma natural um ajudando e auxiliando o outro.
As desvantagens é que aparelhos como esse geralmente tem um valor financeiro elevado e que devido à crise financeira pela qual o nosso País esteja passando pouco é investido em educação e poucas escolas tem recursos próprios para adquirirem equipamentos como a PlayTable. Equipamentos estes que ajudariam a fazer a diferença tanto no processo de inclusão como no processo de desenvolvimento e aprendizado das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário