segunda-feira, 21 de agosto de 2017

AMOR DE PAI, TRANSFORMADO EM INCLUSÃO PARA TODOS
Elizandra F. l. dos Reis – 1554289
Patricia de Conto da Silva – 1371944
Tatiane Vargas - 681295
Polo – São José do Cedro – núcleo de Barracão PR
Data 19-08-2017



O Pernambucano Carlos Pereira, de 38 anos, juntamente com sua mulher e uma equipe de colaboradores especializados em tecnologia desenvolveu um aplicativo chamado Livox, cujo nome é de origem latina e significa liberdade de voz.
Esse engenhoso Pai, queria melhorar a qualidade de vida e estimular o potencial de sua filha Clara de 7 anos, que em consequência de uma complicação no parto, nasceu com paralisia cerebral, não podendo atingir a capacidade de se expressar. O aplicativo desde inventado, já sofreu várias modificações para aperfeiçoamentos. É considerado o melhor e mais competente aplicativo, quando se trata de inclusão, e já é ganhador de três grandes prêmios importantes.
Atualmente o Livox é um software para Tablets android, que permite que pessoas com qualquer tipo ou grau de deficiência obtenham uma comunicação alternativa e aprendam, pois possui algoritímos que se ajustam a todo tipo de distúrbios, seja ele visual, motor ou cognitivo.     
Este importante aplicativo vem sendo testado em uma Escola de Educação Infantil, no município de Barracão, no Estado do Paraná, que cuida, por sua vez, de vários casos de crianças com Autismo e Paralisia Cerebral. A Escola Criança Feliz, em questão faz uso do aplicativo em todas as salas de aula, especialmente com alunos de inclusão. Por ser uma escola que cuida da Educação Infantil, que trabalha com crianças de 5 à 10 anos de idade, optou por trabalhar com o uso do aplicativo em todas as disciplinas, inclusive na de Ed. Física, por facilitar a relação professor e aluno e aluno e demais colegas. 
O aplicativo é uma ferramenta pedagógica fascinante e na escola além de se comunicar com os professores e demais alunos, o aluno de inclusão pode fazer provas, aprender, estudar e também participar da aula de forma crítica e autoral, conforme os outros alunos, pois só quem trabalha com alunos especiais, que sabe o espetacular nível de entendimento que eles possuem.
A escola Criança Feliz foi em busca desse aplicativo, com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino escolar para essas crianças portadoras de autismo e paralisia cerebral, que poderiam sim aprender como os outros alunos, mas não tinham por decorrência das doenças a capacidade de se expressar, mas que já nos dias de hoje, com tantas ferramentas tecnológicas de comunicação incríveis, não podem mais ser deixadas para traz, no âmbito escolar.

Com uso do aplicativo e escola está cada vez mais evoluindo com os alunos no quadro da comunicação, e com vantagem que não é só nela, pois vem aumentando o grau de aprendizagem e alfabetização, bem como a união desses alunos com os colegas, que se veem dispostos a ajudar e valorizar a inclusão na sala de aula.

A escola por sua vez, batalhou muito para conseguir uma licença, que custa R$1.350,00 um valor bem alto, para a escola sozinha, que depende de custos subsidiados pela prefeitura, ou da ajuda das famílias dos alunos matriculados. Mas mesmo assim os pais dos alunos e com uma ajuda de custo a mais da prefeitura do município, tudo acabou dando certo e hoje os alunos estão obtendo muitas vantagens.

O aplicativo é sem dúvidas sensacional para se ter uma comunicação alternativa, não só fora da escola, como dentro dela pois os resultados são imensos e todos só tem a ganhar com isso, a escola não só agradece e muito pela aquisição da licença, como parabeniza o Pai inventor do aplicativo, que acabou por incluir no mundo em sociedade não só sua filha, como milhares de pessoas que estavam esperando para se ter voz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário