quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Aprendendo Braille Em Sala De Aula

Aprendendo Braille Em Sala De Aula


Por: Pholiana Rubya Plaut RU:1876898 – Tais Hagge RU:1367904.               

Polo – Barracão- PR
Data: 16/08/2017


Fonte: http://www.utramig.mg.gov.br/img/Braile.jpg. 
vamos falar sobre o sistema Braille em nosso país? sabemos que é um assunto que ainda meio apagado em nossa região. Mas após descobrir que uma escola da nossa Tri Fronteira usa esse sistema  resolvemos trazer um pouco da história desta ferramenta que está ajudando muitas pessoas portados de deficiência visual.
O sistema em Braille é mais utilizados em pessoas segas, e pode ser utilizado em todas as disciplinas , pois os portadores da deficiência visual precisam desta ferramenta em sala de aula para melhor aprendizado do aluno.
O sistema Braille contém 64 símbolos que tem combinação de ate 6 pontos, disponíveis em 2 colunas de 3 pontos cada uma. Contém também em letras, algarismos, e até mesmo em sinais de pontuação. A leitura é feita da esquerda para a direita, com o toque das mãos. A leitura em Braille pode ser usada também em números e notas musicais.
O preconceito com portadores dessa deficiência ainda é muito grande em nosso país, pelo fato de serem mais lentos na aprendizagem e na leitura, principalmente crianças de series inicias. È muito importante que está ferramenta seja para sala de aula em todas as escolas do Brasil para poder  ser ensinada para todos os alunos portadores e não portadores da doença.
O ensino do sistema em Braille deve começar desde cedo com crianças segas para melhor aprendizagem, por isso familiares dessas crianças procuram uma instituição pública (prefeitura) para fazer uma papel reconhecido pelo juiz que a  criança precisa dessa ferramenta  em sala de aula para seu melhor desempenho
Com a tecnologia avançada de hoje em dia o sistema em Braille é mais valorizado pois pessoas com essa deficiência usam o computados para imprimir texto em Braille. O objetivo dessa ferramenta é fazer com que crianças, adolescentes que estudam e tem a deficiência visual aprendem da mesma maneira que uma pessoa normal. Deixando assim o preconceito de lado e incluindo esses alunos nas atividades escolares assim como os outros.
“ Segundo o Instituto Royal Nacional as vantagens do Braille são: Oferece um método de leitura e escrita para pessoas que não acesso a matérias impressos como escrita monovisual; Oferece um sistema de rotulagens para diversos itens (ex: medicamentos, alimentos.etc )que ajudam na independência e na auto estima; Restaurantes e bares possuem a escrita em Braille no cardápio; Existem jogos, livros, revistas com escritas em Braille, Encontramos também softwares que auxiliam a impressão em Braille”
As desvantagens são: Os livros são muitos volumosos pelo fato da escrita ser em alto relevo; Pessoas cegas com diabetes por terem sensibilidade nas mão tem dificuldades em sentir as letras em Braille.
A história do Braille foi criada por Louis Braille que quando tinha 3 anos sofreu um acidente brincando com ferramentas que seu pai usava e acabou perfurando seu olho esquerdo, assim perdendo totalmente sua visão de seu olho. Quando completou 5 anos perdeu a visão do olho direito também. Aos 15 anos criou o alfabeto em relevo usado ate hoje em todo o mundo recebendo o nome de alfabeto Braille depois de um certo tempo. O Sistema Braille chegou no Brasil por intermédio de Àlvares de Azevedo ,com criação de Imperial Instituto Meninos Cegos, Hoje Instituto Beijamin Conslant no Rio de Janeiro- RJ.
Ajudando tantas pessoas pelo mundo o Braille é visto como uma ferramenta muito útil, que pode sim fazer com que alunos que não possuem a deficiência  também aprendem e podem talvez ensinar para outras pessoas .
Juntamente com a ferramenta em papel com escrita em alto relevo especialmente para cegos, temos também o aplicativo para smartphone chamado BRAILLE TUTOR, que ensina pessoas que não são deficientes visuais a aprender a escrita em Braille.“Braille Tutor, independente da quantidade da visão , ou experiencia que pode ter”

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