Por Bruna Tauane de Oliveira Coelho, RU
931903
Polo – Barracão PR
Data:
21/08/2017
Fonte:
http://brasil.estadao.com.br/blogs/vencer-limites/playdown/
É de extrema importância a
inclusão das pessoas que possuem alguma dificuldade seja ela intelectual ou
não, para que isso seja possível é necessário que a inclusão comece em casa,
alguns pais ainda hoje possuem um certo receio de expor seus filhos que tenham
algum problema por medo da forma como os outros irão reagir com eles, mas para
que os mesmos possam ter um melhor desenvolvimento intelectual é muito
importante a inclusão destes na sociedade.
Hoje com todas as
tecnologias que temos disponíveis, ficou bem mais fácil o desenvolvimento das
pessoas com dificuldades, como será explicado nessa matéria que está dando
ênfase a síndrome de down, mas vale ressaltar que para todas as dificuldades
existe um recurso tecnológico disponível para auxiliar na aprendizagem e no
desenvolvimento.
Já foi comprovado que
crianças com síndrome de down tem o processo de aprendizagem mais lento que as
outras crianças da mesma idade, por estas enfrentarem dificuldade de atenção,
concentração e memorização, entretanto com o uso de tecnologias e aplicativos a
educação pode tornar-se mais acessível pois costumam ser dinâmicas e
interativas.
Considerando os pontos
positivos do uso da tecnologia como auxiliar na aprendizagem das crianças com
síndrome de down é importante valorizar a presença de imagens, sons e
ludicidades nos aplicativos escolhidos. Pesquisadores da área recomendam que as
ferramentas trabalhem os processos cognitivos (percepção, atenção, memória e
organização de itinerários mentais), segundo eles aplicações que utilizam ou
permitem repetições, ajudam bastante no processo de aprendizagem também.
Um ponto que deve ser
levado em consideração é o uso de computadores que seja necessário o auxílio de
um mouse, devido as dificuldades motoras características da síndrome,
posicionar o ponteiro no lugar certo e clicar muitas vezes para alcançar seus
objetivos, são tarefas complexas de mais que causam desmotivação, por esse
motivo aconselha-se o uso de plataformas sensíveis ao toque como tablets ou
mesas digitais.
Levando em consideração as
características e dificuldades enfrentadas por pessoas com síndrome de down,
alguns acadêmicos de uma escola técnica de SP criaram um aplicativo para
pessoas que possuem essa síndrome.
Depois de muita pesquisa
no mercado de games, conversas com médicos especialistas na área, visitas ao
hospital e instituições, visando equilibrar brincadeira e aprendizado criaram
um aplicativo que nomearam de PLAY DOWN, com uma versão disponível para
smartphones com android.
Alguns detalhes específicos
que são fundamentais para o pleno desenvolvimento com pessoas com síndrome de
down como paciência, coordenação motora e memória foram considerados pelos
alunos durante a criação do aplicativo.
O play down auxilia na
memorização, raciocínio lógico, coordenação motora e autodomínio, por meio de
sons, formas, cores, animais, números e letras. O aplicativo reúne dez jogos
com desafios de diferentes níveis, o jogador pode procurar animais escondidos
no cenário, aprender números, letras e formas geométricas. Em todas as fases
possui um personagem que revela qual a missão a ser cumprida. Embora ser um
aplicativo criando para crianças com síndrome de down o mesmo pode ser
utilizado na educação de crianças sem dificuldade intelectual.
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