segunda-feira, 21 de agosto de 2017

A TECNOLOGIA COMO FACILITADORA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA SURDA

PRODEAF Por: Elizane Sapper ru:1016598
Tauana Cristina da Silva ru: 1046688
Polo de apoio presencial São José do Cedro

Imagem do google

A Escola Municipal, Augusta Kinor de Brusque – SC, em busca de uma melhor qualidade de educação vem usando um aplicativo chamando PRODEAF para atender alunos com deficiência auditiva e os mesmo tempo alunos que não possuem essa deficiência a inserção deste aplicativo no meio educacional vem com o objetivo de inclusão destes alunos no ambiente escolar.
 O aplicativo já possui a segunda versão onde procura contribuir na tradução de libras, desenvolvido mais especificamente, para pessoas surdas ou para quem convive com as mesmas, ele busca facilitar a vida destas pessoas, funciona da seguinte maneira, traduz a fala em português para a língua brasileira de sinais, além de ter uma navegação mais amigável pelos vertebres do dicionário é uma ampliação do vocabulário de gestos e libras.
 Tanto o aluno como o educador podem criar um perfil de usuário e nele inserir palavras ou pequenas frases em texto ou utilizar o dispositivo de reconhecimento de voz do celular e visualizar automaticamente as tradições Libras em forma de vídeo.

 Esse aplicativo possuiu muitas vantagens à inclusão do aluno surdo é a principal delas.
 Na escola Augusta Kinor uma  professora comovida com a dificuldade de  um de seus alunos pede a direção da escola para que os demais de alunos pudessem usar o celular para auxiliar menino portador de deficiência auditiva e se comunicar melhor e a interagir na escola.

Aconteceu nesta última quarta feira dia 18 de maio de 2017 um fato inusitado com tantos professores reclamando do uso de celulares em sala de aula e uma professora pede para que seus alunos passassem a usar os aparelhos em sala de aula, após receber um aluno com deficiência auditiva a professora Marisa Wagner professora de português sensibilizou com a dificuldade de seu aluno do 5º ano do ensino fundamental, segundo ela ele não ia bem à escola nem na relação como os colegas por ser Surdo, tinha dificuldades de aprendizado e de relacionamento, pois os colegas não o compreendiam muito bem, mesmo quando a professora passou a lhe dar aulas em Libras, à linguagem brasileira de sinais, Ele não conseguia acompanhar o restante da turma porque não sabia o que estava acontecendo foi ai então que a professora junto com seus alunos teve uma ideia para ajudar o garoto a se integrar na rotina escolar após uma longa pesquisa sobre aplicativos que ajudam no aprendizado de crianças surdas ela conheceu o aplicativo PRODEAF e passou a utilizalo em sala de aula com Ismael, e todos os colegas que tinham celulares instalaram o programa ,segundo ela a iniciativa deu certo, "Vi que todos estavam conseguindo se comunicar Com o Ismael” ela também iniciou em sua turma aulas de libras para que os demais alunos pudessem entender ele, o que acabou gerando uma melhor interação com a turma - Letícia umas das alunas disse “Antes eu e meus colegas não sabíamos como falar com ele agora com o aplicativo PRODEAF escrevemos ou falamos pequenas frases aqui no celular e a tradução vem em forma de vídeo nos ajuda muito”. A professora Mariza também falou sobre ser uma ótima ferramenta em sala de aula ela disse - "A tecnologia vem para nos auxiliar e se não podemos vencer devemos nos aliar a ela o celular é excelente graças a ele temos esse aplicativo que é maravilhoso ele traduz para língua brasileira de sinais tudo que precisamos dizer”. O diretor da escola Manuel Farias fala da questão de orientar sempre os alunos para melhor uso do aparelho “estamos Frequentemente Realizando palestras rodas de conversas para falar sobre o assunto celular em sala de aula, sei que ele ótimo, mas não quero que nossos alunos usem em outros aplicativos que não sejam educacionais como redes sociais em horário de aula" -  ele acredita que estão se adaptando bem as novas tecnologias, mas que teme que os alunos se distraiam com o uso do aparelho”.

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