sexta-feira, 18 de agosto de 2017

A INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA



A INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA

IVONETE DE CAMARGO PAVIN RU: 1106800
EMILIA ROZIANE BRONSTRUP RU: 1138266
JOSIANE BOLICO DA SILVA RU: 1017268
BARRACÃO-PR
15/08/2017



 

  
Fonte:https://www.google.com.br/search?q=IMAGENS+ABC+AUTISMO&oq=imagen&aqs=chrome.0.69i59j69i57j0l4.3998j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8

O autismo é um distúrbio que se caracteriza pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Embora, essas pessoas com transtornos do espetro autista partilhem essas dificuldades o seu estado será afetado com intensidades diferentes. Essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias, ou serem mais sutis e tornarem-se aparentes ao longo do desenvolvimento. ”De acordo com a neuropediatra Carla Gikovate: O aprendizado de português da criança autista é bem diferente, pois há dificuldades distintas para a criança autista aprender português; tem crianças que não conseguem ser alfabetizadas porque não conseguem prestar atenção nas letras, outras têm dificuldades em memorizar o que aprendem ou tem dificuldade no grafismo ao fazer a forma das letras”. Cada tipo de dificuldade deve ter uma intervenção diferente”.
E para auxiliar na comunicação, socialização e educação surgem no Brasil um aplicativo educacional chamado ABC Autismo, que está ajudando muitas crianças e adolescentes autistas, com diferentes idades e dificuldades no processo de ensino aprendizagem. Esse aplicativo foi desenvolvido no Estado de Alagoas, Brasil, pelo IFAL: Instituto Federal de Alagoas.
O aplicativo trabalha com o ensino estruturado, com aprendizagem através da sinalização visual, que é quando a criança olha para a tarefa e a própria já indica o que deve ser feito, isso trás uma autonomia e independência, pois assim ela não precisa de ajuda para entender o que está sendo pedido, evitando distrações.
O ABC autismo é baseado em quatro níveis de dificuldade. Nos dois primeiros a criança aprende habilidades como transposição e discriminação. A partir do terceiro nível as atividades ficam mais complexas, exigindo maior raciocínio, e no quarto e último nível será abordada a questão do letramento, no qual é ensinada a repetição das sílabas, o conhecimento de vogais e formação de palavras. Ele é um aplicativo móvel que pode e vai auxiliar muito na alfabetização. O aplicativo foi testado na Associação de Amigos Autistas de Alagoas e teve um bom resultado, e grande aceitação por parte dos alunos. O ABC Autista é prazeroso, pois facilita a compreensão das coisas que eles precisam que fazer, surgindo assim o interesse e facilitando o aprendizado.
Quando a tecnologia se une a educação, os resultados são perceptíveis aos nossos olhos, e o mais importante ajudam as crianças com necessidades especiais a aprender com prazer. Esta tecnologia facilitará a vida da criança autista em sala de aula, pois ela conseguirá aprender e viver de forma igual a seus colegas. A professora que acompanha essa criança pode usar frequentemente esse aplicativo com ela, pois estará aprendendo de forma eficaz.



Um comentário:

  1. Aplicativos que ajuda na inclusao de pessoas deficientes
    Uso de computadores sem utilizar as maos
    1-O brouser Essentil Acessibility(gratuito para o usuario final),criado no Canada.
    2-É feito especialmente para pessoas com deficiencia,permite acesso a internet,siti e redes sociais,sem o uso das maos.
    3-Com imagem captada pelo webcam,o usuario encaixa o rosto na tela de comando,com os movimentos da cabeça,cursor e teclado virtial.
    Lais e Marta
    4-Alem disso e possivel fazer operaçao por voz.E existe tambem,uma funcionalidade que transfere o texto em audio.
    Esse aplicativo pode ser utilizado em sala de aula para auxiliar alunos com alguma deficiencia,como motora fina,perda de movimento dos braços...que podem ter acesso a informaçao som
    ente com o comando e uso do rosto.

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