A INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NA EDUCAÇÃO
ATRAVÉS DA TECNOLOGIA
IVONETE DE CAMARGO PAVIN RU: 1106800
EMILIA ROZIANE BRONSTRUP RU: 1138266
JOSIANE BOLICO DA SILVA RU: 1017268
BARRACÃO-PR
15/08/2017
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Fonte:https://www.google.com.br/search?q=IMAGENS+ABC+AUTISMO&oq=imagen&aqs=chrome.0.69i59j69i57j0l4.3998j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8
O autismo é um distúrbio que se caracteriza pela
dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Embora, essas
pessoas com transtornos do espetro autista partilhem essas dificuldades o seu
estado será afetado com intensidades diferentes. Essas diferenças podem existir
desde o nascimento e serem óbvias, ou serem mais sutis e tornarem-se aparentes
ao longo do desenvolvimento. ”De acordo com a neuropediatra Carla Gikovate:
O aprendizado de português da criança autista é bem diferente, pois há dificuldades
distintas para a criança autista aprender português; tem crianças que não
conseguem ser alfabetizadas porque não conseguem prestar atenção nas letras,
outras têm dificuldades em memorizar o que aprendem ou tem dificuldade no
grafismo ao fazer a forma das letras”. Cada tipo de dificuldade deve ter uma
intervenção diferente”.
E para auxiliar na comunicação, socialização e
educação surgem no Brasil um aplicativo educacional chamado ABC Autismo, que
está ajudando muitas crianças e adolescentes autistas, com diferentes idades e
dificuldades no processo de ensino aprendizagem. Esse aplicativo foi
desenvolvido no Estado de Alagoas, Brasil, pelo IFAL: Instituto Federal de
Alagoas.
O aplicativo trabalha com o ensino estruturado, com
aprendizagem através da sinalização visual, que é quando a criança olha para a
tarefa e a própria já indica o que deve ser feito, isso trás uma autonomia e
independência, pois assim ela não precisa de ajuda para entender o que está
sendo pedido, evitando distrações.
O ABC autismo é baseado em quatro níveis de
dificuldade. Nos dois primeiros a criança aprende habilidades como transposição
e discriminação. A partir do terceiro nível as atividades ficam mais complexas,
exigindo maior raciocínio, e no quarto e último nível será abordada a questão
do letramento, no qual é ensinada a repetição das sílabas, o conhecimento de
vogais e formação de palavras. Ele é um aplicativo móvel que pode e vai
auxiliar muito na alfabetização. O aplicativo foi testado na Associação de
Amigos Autistas de Alagoas e teve um bom resultado, e grande aceitação por
parte dos alunos. O ABC Autista é prazeroso, pois facilita a compreensão das
coisas que eles precisam que fazer, surgindo assim o interesse e facilitando o
aprendizado.
Quando a tecnologia se une a educação, os resultados
são perceptíveis aos nossos olhos, e o mais importante ajudam as crianças com
necessidades especiais a aprender com prazer. Esta tecnologia facilitará a vida
da criança autista em sala de aula, pois ela conseguirá aprender e viver de
forma igual a seus colegas. A professora que acompanha essa criança pode usar
frequentemente esse aplicativo com ela, pois estará aprendendo de forma eficaz.
Aplicativos que ajuda na inclusao de pessoas deficientes
ResponderExcluirUso de computadores sem utilizar as maos
1-O brouser Essentil Acessibility(gratuito para o usuario final),criado no Canada.
2-É feito especialmente para pessoas com deficiencia,permite acesso a internet,siti e redes sociais,sem o uso das maos.
3-Com imagem captada pelo webcam,o usuario encaixa o rosto na tela de comando,com os movimentos da cabeça,cursor e teclado virtial.
Lais e Marta
4-Alem disso e possivel fazer operaçao por voz.E existe tambem,uma funcionalidade que transfere o texto em audio.
Esse aplicativo pode ser utilizado em sala de aula para auxiliar alunos com alguma deficiencia,como motora fina,perda de movimento dos braços...que podem ter acesso a informaçao som
ente com o comando e uso do rosto.