PLAY DOWN O JOGO DO
MOMENTO
Por: Jéssica Carolina Bublitz do Carmo,
RU:1830645.
Polo – Uninter São José do Cedro
Data:15/08/2017.
'Playdown' auxilia na memorização,
raciocínio lógico, coordenação motora e autodomínio, por meio de sons, formas,
cores, números, animais e letras. Versão para smartphones com Android já está
disponível. Game pode ser usado na educação de todas as crianças, com ou sem
deficiência intelectual.
Uma aluna da escola
técnica Tijuana na grande São Paulo, teve uma brilhante ideia de apostar na
educação para crianças e adolescentes com deficiências, pensou em algo que
ajudasse a inclusão na sala de aula entre alunos com Síndrome de Down com as
outras crianças.
Recém formada no curso
técnico de informática começou uma pesquisa atrás de métodos para ajudar na
área da educação com as crianças especiais, algo que podia auxiliar professores
nos métodos de inclusão no período de aprendizagem. Conversou com especialistas
na área medica em hospitais, instituições para equilibrar brincadeira e
aprendizado.
Depois de ter pesquisado
quase um ano ela desenvolveu um jogo chamado Playdown, o trabalho considerou
detalhes específicos que são fundamentais para o pleno desenvolvimento de
pessoas com Síndrome de Down, como memorização, coordenação motora, paciência,
raciocínio logico, autodomínio por meio de sons, formas, cores, números,
animais e letras.
O aplicativo reúne dez
games diferentes com desafios e níveis, a criança pode procurar animais
escondidos nos senários, aprender números, letras, formas geométricas, e todas
as fazes que passar um personagem revela qual vai ser a próxima missão a
cumprir. Embora ele tenha sido elaborado para crianças com síndrome de Down,
pode ser usado na educação de todas as crianças com ou sem deficiência.
O professor na sala de
aula pode fazer grupos com três crianças, um especial e dois sem deficiência,
para que esses alunos possam ajudar e orientar o colega, ajudando no seu
desenvolvimento e assim incluindo eles com a turma.
Pode ser uma forma
alternativa de interação com o aludo aos outros colegas, contando com o auxilio
e a colaboração de todos, focando no beneficio de melhorar o desempenho do
aluno com deficiência, com essa revolução tecnológica ter acesso a esses meios
ficou mais fácil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário