ALTISMO PROJETO INTEGRAR
Por: Sirlei Girardi RU 1018718 e Simone Assis Borba RU 1242766
Polo – São José do Cedro
Data: 21/08/2017
Fonte:http://s2.glbimg.com/X0c4EovaUOhEUTz8Xh5lIJ8XBbQ=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2017/01/16/aplicativo_auxilia_autistas_com_passo_a_passo_de_atividades_diarias.jpg
Na escola municipal Estácio Gomes aqui do bairro da cidade de Dionísio Cerqueira, vem desenvolvendo um papel importante com as crianças. Onde se notou que algumas crianças não interagiam da mesma forma que as demais, foi através de seu comportamento, que se deu em duas classes do pré-escolar, onde em uma reunião do conselho de classe suas professores relataram a direção que perceberam que tinham dois alunos que não se socializavam com os demais. Então num olhar mais atento com essas duas crianças, perceberam que precisaria de ajuda de profissionais para que pudesse trabalhar com a situação, sem fazer uma separação das demais crianças, mesmo parecendo que por vários momentos elas estavam em outro mundo (mundo aparte criado por elas). Foi então que com o auxilio de psicólogo e psicoterapeuta da área comportamental que se chegou a um diagnostico preciso, a síndrome do transtorno do Espectro do Altista, onde afeta o desenvolvimento das crianças.
Problemas de fala, sua comunicação é bem restrita em alguns casos. Sensibilidade ao barulho, não gostam muito de gritos. Irritabilidade com contato físico, não gostam de brincadeiras em grupos, como exemplo pega-pega. E em alguns casos agressividade, com si mesma. Falta de interação no olhar e falta de resposta quando é chamado. Interesse por partes de objetos, sempre repetidos.
Entre outros fatores é que a criança gosta de repetir muito o que ouve e sua interação social é mais isolada. Como essas crianças estão em fase de desenvolvimento a escolar. A escola esta trabalhando com aplicativos tecnologia que ajudam na inclusão delas com esses aplicativos os professores pode trabalhar com a criança ajudando no seu desenvolvimento, usando tablet que são mais fácil para as crianças manusear.
Esse software foi desenvolvido com a parceria de médicos e especialistas no assunto.
Um dos aplicativos é ALTISMO PROJETO INTEGRAR
Onde o aluno pode regrar sua rotina, usando para isso um sistema de agenda de obrigações que tenha que executar formas de se comportar e sua higiene, desde como lavar as mãos, escovar os dentes, ir ao banheiro ter noções básicas de higiene, no comportamento que não deve fazer mostrando o que é certo e errado.
O transtorno do Espectro do Autista o TEA é um termo usado para diferentes transtornos no desenvolvimento infantil que tem como características marcantes; as dificuldades na interação social comunicação, comportamento repetitivo, interesse restrito e alterações sociais como a havíamos citado.
O TEA segundo a organização do centro de saúde de controle de prevenção de doenças dos Estados Unidos foi adotado para substituir todas as subdivisões que existem para esses transtornos, desde então não existe mais Sindrome de Asperger, Transtorno Global ou Invasivo de Desenvolvimento, o centro classificou como sendo questão de saúde publica mundial. No Brasil estima-se que tenham mais de 2 milhões de crianças com algum grau de Autista .Apesar das causas do TEA totalmente compreendidas de vários fatores como a hereditariedade e fatores externos como complicações gestacionais, vírus e poluição. Altista vai de LEVE, MODEREDO E GRAVISSIMO.
A escola vem se aperfeiçoando mais com seus profissionais para dar uma melhor qualidade de vida para seus alunos, com a ajuda da tecnologia como uma ferramenta no desenvolvimento dos software e de material didáticos que são até mesmo construídos na própria escola .No mundo do Altista o ideal para eles é que as coisas sejam sempre igual, que outra criança não interfira nas suas coisas, seus movimentos sempre repetitivos e falas do nada sem relação com o momento .
Mas com o trabalho que vem sendo desenvolvido a equipe pedagógica tem conseguido bons resultados com a interação com o resto da classe.
O trabalho é feito aos poucos, mas com muita determinação, trabalhar com crianças com Aspectro Altista requer paciência e dedicação, porque tem interagir com o mundo em que as crianças vivem e ensinar como elas precisar se socializar com a família e com a escola, trabalhando juntos deixando de serem escravos dessa deficiência.
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