APLICATIVO PARA CELULAR
AJUDA ALFABETIZAR CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
Por Sandra Fatima Duarte Smiderle, RU:
1262410.
São José do Cedro – Barracão
Data 12/08/2017
Em Barracão, escola municipal usa aplicativo criado por
professora pernambucana para auxiliar na alfabetização de crianças com Síndrome
de Down.
A Escola Municipal Imaginarium de Barracão, no Paraná,
passou a utilizar o aplicativo DownEx para auxiliar na alfabetização de alunos
com síndrome de Down. O aplicativo, que pode ser utilizado para qualquer faixa
etária de alunos que estejam em fase de alfabetização, no momento está sendo
utilizado para auxiliar a alfabetização de uma aluna matriculada no 1º ano do
ensino fundamental.
Pessoas portadoras da Síndrome de Down podem ter
problemas com audição, com habilidades de memória e com resolução de problemas,
sendo que todas essas habilidades são muito importantes para aprender a ler e
escrever. Considerando isso, e que o aprendizado ocorre quando se desperta o
interesse e torna-se prazeroso, o aplicativo é de grande valia no processo de
ensino/aprendizagem da criança.
Em geral as crianças aprendem a ler palavras inteiras,
relacionando a imagem da palavra escrita com seu correspondente visual. Em
seguida, a criança aprende o som correspondente a cada letra e sílaba e a
partir daí compreende como “decodificar” as palavras escritas. Esse processo
pode ser um pouco diferente para as crianças com Down. Elas lidam bem com
questões visuais, mas podem ter problemas para chegar à etapa alfabética. Nesse
contexto é que o DownEx se encaixa, pois o
usuário seleciona as imagens que condizem com a letra escolhida, então, é aberta
uma tela contendo as vogais e consoantes em caixa alta. E para cada letra
escolhida é disponibilizado na tela uma combinação de nove imagens.
A seguir, o aluno associa as imagens com
a letra escolhida no início e caso a escolha esteja correta, é gerada uma
mensagem sonora, sendo pontuado o acerto e armazenado na base de dados. Caso a
imagem escolhida seja errada será visualizada uma mensagem informativa (Tente
Novamente) não sendo pontuado ou armazenado na base de dados.
Após o término da atividade, é informada
a quantidade de acertos. Todas as atividades realizadas serão gravadas na base
dados, com as seguintes informações: nome da criança, a letra escolhida, a
quantidade de acertos e data e hora que foi realizada e visualizada por meio de
um relatório para que a professora consiga verificar o aprendizado do aluno no
processo de alfabetização. O tempo para realização das atividades é ilimitado.
Segundo a professora Aneliara Freire,
que criou o aplicativo DownEx, “a tecnologia deve ser usada como um recurso
para facilitar a vida de todo mundo.” E destaca também que “fazer a ligação da
tecnologia com a parte humana é primordial, só assim podemos facilitar o
trabalho e atividade de qualquer ser humano.”
A criança incluída na escola regular
encontra várias barreiras para assimilar os conceitos considerados mais
simples, mas o aluno com Síndrome de Down pode e deve compartilhar salas de aula
com colegas de desenvolvimento típico, para que tenha a possibilidade de acesso
ao conhecimento. Neste contexto, será necessário que a criança sinta desejo de
aprender, e para estimular, o DownEx é uma ótima ferramenta que pode ser usada
com a família e com os educadores.
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